Orientação ao farmacêutico - Risco de pancreatite aguda associada ao uso indevido de agonistas de GLP-1
Data de publicação: 10 de fevereiro de 2026
A Anvisa emitiu um alerta de farmacovigilância para ressaltar os riscos do uso indevido dos agonistas de GLP-1 (dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida), aprovados para diabetes tipo 2, obesidade e sobrepeso associado a comorbidades.
Ocorrência de pancreatite com agonistas de GLP-1
Os sintomas de pancreatite são dor abdominal severa e persistente, algumas vezes irradiando para as costas, podendo ou não ser acompanhada de náusea e vômito.
Como os sintomas são comuns nos estágios iniciais, podem ser atribuídos a eventos adversos gastrintestinais comuns dessa classe de fármacos. Não é fácil reconhecer a pancreatite.
Apesar da sua ocorrência, em geral, permanecer incomum, a experiência pós-comercialização demonstrou que alguns relatos raros de pancreatite aguda foram particularmente graves, incluindo casos hemorrágicos fatais e não fatais ou pancreatite necrosante (na qual o pâncreas perde irrigação sanguínea, com morte tecidual).
Por isso, a pancreatite já está descrita na bula dos medicamentos registrados no Brasil.
|
O possível mecanismo pelo qual os agonistas de GLP-1 causam pancreatite permanece desconhecido. |
Aumento da ocorrência de pancreatite
No Reino Unido, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) recebeu, entre 2007 e outubro de 2025, 1.296 relatos de pancreatite associada ao uso de agonistas de GLP-1, com 19 mortes e 24 casos de pancreatite necrosante.
Até junho de 2025, havia relatos de 10 mortes; ou seja, praticamente dobrou o número de mortes em poucos meses.
No Brasil, de 2020 até dezembro de 2025, houve o registro de 145 suspeitas de eventos adversos e seis suspeitas de óbito.
A Anvisa destaca que o uso indiscriminado e fora das indicações autorizadas, especialmente para emagrecimento sem necessidade clínica, eleva significativamente o risco de efeitos adversos e dificulta o diagnóstico precoce de complicações graves.
Receituário
Desde junho de 2025, a dispensação dessa classe de medicamentos está sujeita à retenção da receita emitida por profissional habilitado.
De acordo com a Anvisa, essa mudança foi devida ao risco observado de ocorrência de eventos adversos graves, como a pancreatite aguda.
A receita deve ser emitida em duas vias, sendo a segunda via retida na farmácia. Sua validade é de 90 dias.
Toda a movimentação de estoque desses medicamentos deve ser escriturada no SNGPC.
Recomendações ao farmacêutico
Oriente os pacientes a não adquirir medicamentos por fontes não confiáveis (internet, comércio informal).
Oriente a fazer uso desses medicamentos sempre com prescrição e acompanhamento de profissional de saúde.
Esteja atento ao risco de pancreatite aguda em pacientes que fazem uso de agonistas de GLP-1.
Aconselhe o paciente a procurar atendimento médico urgente caso apareçam sintomas de pancreatite.
Notifique qualquer suspeita de evento adverso no sistema VigiMed.
Referências:
BARANIUK, C. GLP-1 drugs: New warning after rise in reported deaths from pancreatitis. BMJ, v.392, s204, 30 jan. 2026. Disponível em: <https://www.bmj.com/content/392/bmj.s204>. Acesso em 10 fev. 2026.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Anvisa emite alerta para risco de pancreatite aguda associada ao uso indevido de canetas emagrecedoras. 09 fev. 2026. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2026/anvisa-emite-alerta-para-risco-de-pancreatite-aguda-associada-ao-uso-indevido-de-canetas-emagrecedoras>. Acesso em 10 fev. 2026.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Instrução Normativa no 360, de 23 de abril de 2025. Define a lista de substâncias isoladas ou em associação utilizadas em medicamentos de uso sob prescrição e retenção da receita, de que trata a Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº 471, de 23 de fevereiro de 2021. Diário Oficial da União, Brasília, 24 de abril de 2025.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 973, de 23 de abril de 2025. Altera a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 471, de 23 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre os critérios para a prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos de uso sob prescrição, isoladas ou em associação, listadas em Instrução Normativa específica. Diário Oficial da União, Brasília, 24 abr. 2025.
COBAUGH, D.J. (Ed). AHFS Drug Information. Bethesda: American Society of Health-System Pharmacists, 2025.
MERATIVE. Merative™ Micromedex® Drugdex® (electronic version). Ann Arbor, Michigan: Merative. Disponível em: <http://www.micromedexsolutions.com>. Acesso em 10 fev. 2026.
UNITED KINGDOM. Medicines and Healthcare products Regulatory Agency. GLP-1 receptor agonists and dual GLP-1/GIP receptor agonists: strengthened warnings on acute pancreatitis, including necrotising and fatal cases. 29 jan. 2026. Disponível em: <https://www.gov.uk/drug-safety-update/glp-1-receptor-agonists-and-dual-glp-1-slash-gip-receptor-agonists-strengthened-warnings-on-acute-pancreatitis-including-necrotising-and-fatal-cases>. Acesso em 10 fev. 2026.