Notícia: Plano de vacinação da Covid-19: CRF-PR na luta pelos farmacêuticos

Publicado em 15/01/2021

Plano de vacinação da Covid-19: CRF-PR na luta pelos farmacêuticos


Plano de vacinação da Covid-19: CRF-PR na luta pelos farmacêuticos

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná informa que já enviou ofício ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, solicitando a inserção dos farmacêuticos como profissionais de saúde da linha de frente no plano de vacinação estadual. O objetivo do CRF-PR é de que os profissionais que atuam em farmácias privadas estejam incluídos como grupo prioritário. Ressaltamos que a Lei nº 13.021/2014 determina que as farmácias são unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, e o Decreto nº 10.282/2020 coloca a farmácia dentre as atividades essenciais para o enfrentamento da emergência de saúde pública, respaldando o presente requerimento.

O CRF-PR esclarece ainda que, com relação ao plano de vacinação municipal de Curitiba contra a Covid-19, divulgado na última quinta-feira, dia 14, está buscando, junto à Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS), o detalhamento a respeito do mesmo, questionando a inserção dos farmacêuticos que atuam na rede privada como prioridade pelos motivos acima citados.

O CRF-PR destaca que segue lutando pelos farmacêuticos e está permanentemente acompanhando a organização da campanha de vacinação contra a COVID-19 em todos os municípios do Estado do Paraná. Divulgaremos novas informações à medida em que forem disponibilizadas.