Notícia: Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Publicado em 26/04/2021

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza


Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início em 12 de abril e contempla todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados nos diferentes níveis de complexidade, entre eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros.

De acordo com a Lei 13021/2014, a farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou dispensação de medicamentos, cosméticos, insumos farmacêuticos, produtos farmacêuticos e correlatos. Portanto, não resta dúvida de que os farmacêuticos que atuam em farmácias estão contemplados no plano nacional de vacinação.  

Além dos profissionais da saúde, estão incluídos seus técnicos e auxiliares, bem como trabalhadores de apoio como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros.

A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

O CRF-PR está acompanhando o andamento da vacinação e orienta os farmacêuticos a buscarem informações com as secretarias municipais de saúde. 

Em caso de negativa por parte do serviço de vacinação, os profissionais devem formalizar denúncia às ouvidorias da Secretaria de Estado da Saúde, do município e do CRF-PR, informando o nome do servidor que agiu em contrariedade ao plano de vacinação para providências. 

1ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

De 12/4 a 10/5

Trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados nos diferentes níveis de complexidade.

Local de atuação: espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde (hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros).

A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.



topo