Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Sociedade Brasileira de Pediatria divulga orientações sobre o uso de cosméticos para crianças e adolescentes


Fonte: G1
Data de publicação: 28 de julho de 2025

WhatsApp Image 2025-07-28 at 16.23.59.jpeg

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou na última terça-feira (22) um guia científico com orientações sobre o uso de cosméticos, rotinas de beleza e autocuidado em crianças e adolescentes.

De acordo com a entidade, o aumento do consumo desses produtos nesse público, aliado ao crescimento dos diagnósticos de puberdade precoce — especialmente em meninas —, é um fator que merece atenção.

Principais recomendações da SBP

Maquiagem
A SBP alerta que o uso excessivo de maquiagem pode causar obstrução dos poros, acne e dermatites. Além disso, a composição de alguns produtos pode desencadear:

  • Reações alérgicas;

  • Efeitos hormonais;

  • Toxicidade neurológica.

Por esse motivo, a recomendação é usar poucos produtos, sempre adequados para a idade, como os indicados para peles sensíveis, hipoalergênicos e com ingredientes naturais. Em crianças, a orientação é evitar o uso sempre que possível.

Coloração de cabelo
O uso de tinturas ou outras químicas no cabelo deve ser restrito. Intervenções mínimas estão liberadas apenas a partir dos 12 anos, e com produtos específicos para a faixa etária, livres de substâncias como amônia, chumbo e água oxigenada.

A SBP reforça que meninos e meninas com menos de 15 anos devem evitar procedimentos químicos permanentes. As opções temporárias, como pomadas e sprays coloridos, são as mais indicadas.

Skincare em adolescentes
Para adolescentes, a recomendação é manter uma rotina básica de limpeza, hidratação e uso de filtro solar. Produtos anti-idade, como os destinados a combater rugas, linhas de expressão e sinais de envelhecimento, não devem ser aplicados em peles jovens, pois podem causar danos.

Unhas de gel
O uso de unhas de gel não é recomendado para menores de 16 anos.



topo